Voluntárias Sociais levam Odontomóvel e planejamento familiar a Fazenda Coutos

Notícias
08/06/2017

 

Mais do que preservar os belos sorrisos, a presença do Odontomóvel levado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) ao bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, é importante principalmente para a saúde das cerca de 300 crianças atendidas na unidade móvel do programa Saúde sem Fronteiras. Nestas quinta e sexta-feira (8 e 9), as mães da comunidade podem comparecer com os filhos à Creche Escola Comunitária São Miguel, próximo à sede da base comunitária de segurança, onde o equipamento está montado. 

No espaço, as mulheres de Fazenda Coutos também podem receber atendimento de planejamento familiar, iniciando o processo para realizar laqueadura ou implantação do DIU. De acordo com a diretora-geral das Voluntárias Sociais, Leila Colangeli, a ação surgiu a partir de uma demanda apresentada pelas mulheres da comunidade durante as comemorações do Dia das Mães. 

VSBA

Segundo ela, “as mulheres apresentaram a necessidade para a primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto, na celebração do Dia das Mães. Aí, nós fizemos a parceria com o Hospital da Mulher, para realizar laqueadura e implantar o DIU, e trouxemos o Odontomóvel para o atendimento às crianças”. 

A aposentada Ana Elisa Silva é avó de Wallace, de 4 anos, e quase não teve tempo de dar a entrevista. “O serviço é importante, porque alguém família, às vezes, tem que procurar onde tem atendimento, marcar e depois tirar uma manhã inteira, uma tarde, pegar transporte para levar em um dentista. Aqui, foi rapidinho, cheguei, fiz a ficha. Agora, já estão chamando meu Wallace. Deixa eu ir lá”. 

A dona de casa Joice Brandão, 29, tem três filhos, depende do salário do marido, que é repositor de mercado, e resolveu trocar o DIU por uma laqueadura. “Criar filhos não é barato. Eu usei DIU muito tempo. Quando tirei, engravidei. Agora, vou fazer a laqueadura, pois não quero mais engravidar. Já estava fazendo os exames no posto, pesquisando onde fazer, mas seria um procedimento caro e não sei nem se conseguiria fazer. Aqui facilitou. Vai ser bem mais rápido e não vou ter despesa”. 

A coordenadora do Odontomóvel, Elis Ribeiro Alves, disse que na unidade móvel estão sendo feitos canais, limpezas, obturações. “É de grande importância por que o atendimento nessa idade vai prevenir doenças bucais na adolescência e na vida adulta. A gente orienta os pais sobre como proceder em casa, como fazer a escovação e sobre hábitos alimentares para que as crianças cresçam com saúde bucal”.