Voluntárias recebem crianças em Ondina para ceia de Natal

Notícias
03/12/2015

Já é Natal para mais de 40 crianças da associação Adonai - Centro Nova Semente, que estão participando de uma ceia promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia, no Palácio de Ondina, nesta quarta-feira (2). A festa faz parte da campanha ‘Seja o Papai Noel de uma Criança’, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A Associação Adonai, localizada no bairro da Mata Escura, em Salvador, acolhe crianças filhas de mulheres com privação de liberdade.

Guilherme Souza, 13 anos, não sabe dizer o que mais gostou. “Pra mim foi ótimo, gostei das brincadeiras, de Papai Noel”. Emanuel de Jesus Batista, 11, também gostou. Eu vi Papai Noel, brinquei, comi, ganhei presente, eu gostei, estou feliz!". O governador Rui Costa esteve presente no evento e fez saudação às crianças e ao Papai Noel.

A presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama Aline Peixoto disse que a ideia da ceia de Natal nasceu, já no início do ano, quando ela começou a visitar instituições que prestam serviço de assistência social e viu a realidade desta parcela carente da população, em especial as crianças. “A ideia é poder ajudar a essas pessoas, ajudar o próximo, e deu certo, com a parceria da Perini e do Sindileite. Agora vamos continuar recebendo crianças, aqui no Palácio de Ondina, durante todo o mês de dezembro, até o dia do show da Ivete [no dia 18 de dezembro]”.

Veja o que disse a presidente das Voluntárias Sociais


A psicóloga da associação, Meire Queirós, disse que a festa de Natal das Voluntárias, no Palácio de Ondina, é uma forma de inserção social. “É uma oportunidade para essas crianças conviverem com pessoas de fora da comunidade delas, de conhecer uma festa deste tamanho. É uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento para essas crianças”.

Segundo Meire, a alegria das crianças começou já no jogo da Seleção Brasileira contra o time do Peru, na Arena Fonte Nova, no mês de novembro. Elas tiveram a oportunidade de assistir à partida. Meire conta também que a associação foi procurada pelas Voluntárias Sociais da Bahia para participar da campanha.

O Papai Noel vivido pelo ator Júlio César Melo, que presenteou as crianças durante o evento, disse que foi uma honra ter participado da campanha. "É muito gratificante quando a gente vê o brilho nos olhos das crianças e também dos adultos. Eu visito várias instituições e o Papai Noel é aquela coisa lúdica, aquela fantasia que [resgata] a criança dentro de cada um. Essas crianças precisam disso, o espírito do Natal é ajudar a fazer a felicidade do outro".

Campanha ‘Seja o Papai Noel de uma Criança'

A campanha ‘Seja o Papai Noel de uma Criança' foi iniciada, no dia 27 de novembro, em Salvador, com o recolhimento de doações nos principais shoppings da capital e em secretarias e órgãos do Estado. Nestas quinta e sexta-feira (3 e 4) e nos dias 9, 10, 11 e 16 de dezembro, a campanha continua, com direito a ceia e a presença de Papai Noel.

As crianças são de creches e abrigos de Salvador que já têm contato com o Serviço Social das Voluntárias. A coleta de brinquedos segue até dia 21 de dezembro. Os brinquedos arrecadados, que não forem distribuídos para as crianças durante as recepções no Palácio, serão entregues a outras creches.

Pontos de coleta

A campanha tem pontos de arrecadação de brinquedos nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que funcionam nos shoppings Barra, Bela Vista e Paralela, e nos SAC do Comércio e da Liberdade. No Shopping Bahia e no Salvador Shopping, os pontos de coleta, que não fazem parte da Rede SAC, ficam no piso L2 e no Térreo, respectivamente. O Shopping Barra também está arrecadando brinquedos e alimentos que serão doados, por meio da campanha, para duas creches parceiras das Voluntárias Sociais.

Os locais de arrecadação de doações no Estado estão instalados nas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDE), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult), da Fazenda (Sefaz-BA), da Saúde (Sesab), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), na Casa Civil do Estado, no Detran-BA, na Sudesb e na sede das Voluntárias Sociais (Palácio das Rosas, Campo Grande).