Voluntárias levam serviços de saúde, cidadania e lazer para Ipiaú

Notícias
07/12/2017

 

 Emissão de documentos, serviços de saúde, cidadania e lazer. Tudo gratuito para comemorar o aniversário de Ipiaú, município do sul do estado, que completou 84 anos no último dia 2. Promovida pela Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), nesta quinta-feira (7), a Feira Ipiaú Cidadã atraiu um público estimado em 6 mil pessoas para a Praça Salvador da Mata, no centro da cidade. “Estou bem feliz. Que bom que a gente pode voltar a nossa segunda casa e oferecer esses serviços para a população”, afirmou a presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto. 


Em agenda na cidade, onde inaugurou o Ponto SAC, celebrou convênios com agricultores familiares e lança o Projeto Escolas Culturais, o governador Rui Costa parabenizou as VSBA pela feira. "Está aí a marca da primeira-dama, que organiza essa belíssima feira com carretas de oftalmologia, mamografia, diversos exames e também a carreta da cidadania e da estética", destacou Rui. 


Das 8h às 15h, a feira disponibilizou serviços de emissão de carteira de identidade (RG), CPF e carteira de trabalho, além de intermediação de mão de obra, avaliação odontológica, incluindo extração, restauração, canal e limpeza, e orientação de escovação dentária com distribuição de kits. Também foram oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x, bem como consultas com clínico geral, pediatra, ginecologista, urologista e oftalmologista. 


Crianças de 7 a 14 anos que apresentaram necessidade do uso de lentes corretivas durante o exame oftalmológico receberam armações de óculos. Já os idosos acima de 60 anos e diagnosticados com catarata foram encaminhados para o agendamento de cirurgias. A doméstica Alenice Rosa, 65 anos, que não estava enxergando bem, passou pela consulta e recebeu o diagnóstico de catarata. A cirurgia foi marcada para esta sexta-feira (8), no Hospital Geral de Ipiaú. “Estava enxergando tudo embaçado", disse. 


O público também pôde aferir a pressão arterial, medir o índice glicêmico, obter orientação nutricional, medir a glicemia e realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. A feira ainda teve espaço para o bem-estar e cuidados pessoais, com maquiagem e serviços de cabeleireiro. A brinquedoteca divertiu a criançada com atividades lúdicas e recreativas, ações de educação para o trânsito, promovidas pelo Detran-BA, e a presença de personagens temáticos.


Repórter: Lina Magalí