Requalificação do Martagão Gesteira chega a 75% das obras concluídas

Notícias
24/02/2021
 

A terceira e última etapa das obras de ampliação e requalificação do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, está 75% concluída. Ao todo, na unidade, estão sendo investidos cerca de R$ 5 milhões, com recursos arrecadados pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) em parceria com a cantora Ivete Sangalo. Entre os benefícios proporcionados pelos shows beneficentes estão também uma nova UTI pediátrica e uma Enfermaria Oncológica. A unidade é referência na Bahia para o tratamento do câncer infantil.

Segundo o porta-voz das VSBA, Gustavo Urpia, as parcerias com a instituição fazem parte de um projeto chamado Corrente do Bem, criado pela primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto. “Para o Martagão Gesteira, foram feitos dois grandes eventos com Ivete Sangalo, um na Arena Fonte Nova e outro no Teatro Castro Alves, com a arrecadação de mais de R$ 5 milhões. Com esses recursos, nós entregamos a UTI pediátrica, a Enfermaria Oncológica e já proporcionamos o primeiro transplante de medula na unidade. Agora estamos nesta terceira etapa, finalizando essas grandes obras no Martagão Gesteira”, explica o porta-voz.

A supervisora de obras do Martagão Gesteira, Camila Pinto, destaca que seria difícil realizar as obras sem a parceria. “Seria praticamente impossível realizar uma obra desse porte. O Martagão Gesteira sobrevive de doações. Sem elas, a gente não teria nenhum tipo de recurso para executar uma obra deste tamanho. Os recursos gerados pelos shows de Ivete Sangalo, por meio das Voluntárias Sociais, foram de grande importância, um marco histórico para a unidade”.

 

A ordem de serviço para a terceira e última etapa foi assinada no dia 1º de setembro de 2020. “A pandemia atrasou um pouco a compra dos materiais, que haviam subido em 30%, mas alguns fornecedores mantiveram o preço e nós conseguimos fazer a compra para realizar a obra. Atualmente, estamos fazendo o sistema de detecção de fumaça, iluminação de emergência e hidrantes internos, o que vai proporcionar maior segurança à edificação e aos pacientes e funcionários. Também construímos uma escada externa para uma possível evacuação. Ainda falta trabalhar a fachada, que vai dar uma cara nova ao hospital”, afirma o coordenador de Engenharia Hospitalar da unidade, Leandro Carneiro.

 

Foto: Paula Fróes/GOVBA