Projeto Pílulas Dançadas leva cultura à escola municipal do Costa Azul

08/10/2015

A expectativa dos alunos era grande, visível pelo sorriso no rosto e aplausos, antes mesmo da apresentação começar. Foi assim a receptividade das crianças da Escola Municipal Padre Confa, no bairro do Costa Azul, em Salvador, à quarta apresentação do projeto ‘Pílulas Dançadas’, realizado pelo Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

O projeto foi idealizado pelo BTCA em 2013, prolongando ainda mais o apoio das Voluntárias Sociais, que desde 2007 segue com o grupo em eventos educativos. De acordo com a assistente social da instituição, Elisângela Alcântara, é o grupo que estabelece as datas dos espetáculos e as VSBA indicam os locais em que vão ocorrer. “Temos parceria com algumas lideranças comunitárias, e, a partir desse contato, fazemos a escolha do espaço”.

Em decorrência da atuação conjunta entre a comunidade Santa Rosa de Lima (Costa Azul) e a Escola Municipal Padre Confa é que eventos culturais e educativos, como o apresentado na quarta-feira (7), têm a possibilidade de acontecer. “Sempre proporcionamos projetos que deem a chance deles [alunos] enxergarem um novo mundo”, explica a vice-diretora da escola, Maria Tatiane Santana.

A líder comunitária Mérian Alves enfatiza a sensação de ter projetos como este na área onde atua. “É uma oportunidade dos alunos terem um balé perto deles, algo que não teriam condições financeiras de ir assistir”.

Quando a apresentação foi encerrada, gritos e aplausos ressoaram no ambiente. “Dançar ainda é uma forma magnífica de passar amor e paz para essas crianças”, disse a dançarina Lila Martins, após a dança. Uma grande fila se formou para conseguir autógrafos dos dançarinos. “Senti vontade de fazer dança”, afirmou a estudante do 5° ano, Jéssica Santos, segurando um papel pequeno com o autógrafo. “Achei bonito, achei tudo”, afirmou sorridente o estudante Daniel Queiroz, do 1º ano.

Coordenado pelas bailarinas Mônica Nascimento, Adriana Amberg e Solange Lucatelli, o projeto ‘Pílulas Dançadas’ começou a temporada 2015 no dia 24 de setembro e prossegue até o próximo dia 30.

O BTCA é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb) e do Teatro Castro Alves. O principal objetivo do grupo é levar arte a espaços diferenciados, usando o ambiente como parte da coreografia.