Primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia participa da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e destaca desafios no enfretamento à fome

18/10/2023

Durante a solenidade de abertura da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), iniciada nesta terça-feira (17) com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e seu vice, Geraldo Júnior; e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; a primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso, destacou os desafios no combate à fome.

“Hoje é um dia de celebração da participação social. Essa conferência é importante para que possamos pensar no desenvolvimento, integrando o retorno do Brasil com Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente com políticas públicas para cuidar de gente, de ações educacionais e de saúde, em defesa das pessoas e da vida”, destacou Tatiana Velloso.

A presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia lamentou o retorno do Brasil ao Mapa da Fome da ONU, depois de os governos Lula e Dilma terem tirado o Brasil desta realidade em 2014. Tatiana Velloso pontuou que o combate à fome e da segurança alimentar tem sido um grande desafio. “A superação da fome é uma pauta prioritária, visto que nós já tínhamos saído do Mapa da Fome e, infelizmente, retornamos. Agora, a tarefa é convocar todos os setores da sociedade para fazer esse enfrentamento. Aqui na Bahia, temos a continuidade da política de cuidar de gente com Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior, mas vale lembrar que foi iniciada com o nosso atual senador Jaques Wagner e o nosso atual ministro Rui Costa”, afirmou.

Mestre e doutora na área de políticas de desenvolvimento rural, Tatiana Velloso ponderou o alinhamento do Pacto Federativo e a necessidade de haver conformidade para que as políticas sejam estruturantes. Segundo ela, todas as desigualdades enfrentadas são oriundas de processos históricos constituídos pelo Brasil, da época da colonização e da relação campo e cidade.

“Precisamos olhar a nossa história e como se constituiu todas as desigualdades, exclusões e violações que não são desse século, mas sim históricas. Devemos enfrentá-las com políticas públicas de acesso a terra, a água, defesa do meio ambiente - sobretudo neste momento de crise profunda das mudanças climáticas -, além de coalizão e conformação de todos os setores da sociedade para humanizar e trazer centralidade à defesa incondicional das pessoas, da vida e deste planeta”, acrescentou.

Com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, a conferência acontece até quinta-feira (19), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e tem o objetivo de fortalecer a implementação da política estadual de segurança alimentar e nutricional.

Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Wellington Dias assinaram contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de quase R$ 18 milhões. A Bahia também assinou o termo de adesão ao Plano Brasil Sem Fome, que tem a intenção de cooperar para a erradicação da situação de insegurança alimentar e nutricional grave em todo o território nacional.

Coordenada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (CONSEA-BA), em parceria com a Secretaria estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) e o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), a atividade deve reunir cerca de 800 participantes, entre delegados da sociedade civil e governamentais eleitos nas conferências territoriais, bem como delegados estaduais natos, conselheiros do CONSEA-BA e convidados.

Na programação, que também celebra os 20 anos do CONSEA-BA, estão previstos debates como balanço e perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil (SAN) e na Bahia, situação da Política e do Plano Estadual de SAN e os processos de combate à fome. Ainda constam entre as atividades discussões sobre os principais problemas estruturantes que impedem a SAN e quais os caminhos de superação.