Presidente das VSBA é homenageada por mobilização em prol de obras sociais

Notícias
29/07/2017

 

A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, foi homenageada nesta sexta-feira (28), com a Medalha da Ordem do Mérito das Misericórdias Rainha Dona Leonor, honraria máxima da filantropia baiana concedida pela Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (Fesfba). O prêmio é oferecido a pessoas que se destacaram na colaboração com o setor ou com a missão das instituições associadas. O evento contou ainda com show da cantora Gilmelândia.

Aline disse que foi a partir da sua experiência na área da saúde que ela conseguiu desenvolver o trabalho também voltado para o social e para a educação. "Tudo o que eu venho fazendo é por eu ser enfermeira e por ter sido gestora de uma unidade hospitalar. Eu conheço todas as inquietações dessa área. O meu papel é mobilizar as pessoas e mostrar para elas que a gente sempre pode fazer mais".

De acordo com o presidente da Federação Baiana das Santas Casas de Misericórdia, a Ordem do Mérito das Misericórdias foi criada em 2007 com a finalidade de que a Federação comemorasse a sua fundação homenageando uma personalidade. "O nome da primeira-dama Aline Peixoto foi uma sugestão acolhida pelo trabalho realizado por ela e pela identidade com a causa. Pela forma dela trabalhar independente de políticas públicas, mobilizando a sociedade e o setor privado, além de artistas, para captar recursos e financiar obras sociais".

Segundo Aline, com o show da cantora Ivete Sangalo em prol do hospital Martagão Gesteira foram arrecadados R$ 3,5 milhões. "A gente construiu a UTI neonatal com 10 leitos, estamos construindo 48 novos leitos com wi-fi e televisão, que serão inaugurados em agosto". Para ela, a palavra chave é mobilização. "Sozinha eu não faria nada. Eu quero mobilizar as pessoas e nada melhor do que contar com artistas como Bell Marques e Ivete Sangalo", afirma a primeira-dama. 

Para o presidente da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Edson Rogatti, a Bahia tem se destacado na área da filantropia. "Esse trabalho da primeira-dama me chama muito a atenção porque ela está voltando às raízes da tradição, quando a comunidade inteira patrocinava as santas casas. Eu acompanho o trabalho dela através da federação e ela promove os eventos para que a comunidade possa dar o apoio às santas casas”.

Para Rosina Bahia, presidente de honra da liga Álvaro Bahia contra a mortalidade infantil, instituição mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, o trabalho das Voluntárias Sociais tem sido de fundamental importância. ""A senhora Aline Peixoto tem sido uma grande parceira. Eu destaco aqui duas grandes realizações, que foram os shows da Ivete Sangalo na Fonte Nova em 2015 e no Teatro Castro Alves, em 2016. E nós pudemos construir uma UTI pediátrica com os dez leitos e agora estamos fazendo outras obras de ampliação no hospital".