Mais Infância realiza nova capacitação para educadores de creches da capital

Notícias
11/06/2017

 

Os professores e gestores de creches e escolas comunitárias de Salvador continuam recebendo a capacitação do Programa Mais Infância, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Na manhã deste sábado (10), mais de 320 educadores, de mais de 150 instituições, se reuniram no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, na capital, para o 4º Encontro de Formação Pedagógica dos Professores de Creches Comunitárias. A iniciativa prevê capacitar cerca de 400 profissionais da educação infantil até o final do ano. 

A ideia das Voluntárias Sociais é proporcionar aos profissionais uma atenção especial para que possam se qualificar ainda mais, e, assim, prestar uma assistência ainda melhor às crianças soteropolitanas. De acordo com o diretor do Centro de Formação para o Trabalho das VSBA, Manoel Calazans, a iniciativa busca levar formação e qualificação para um público que representa um papel social importante. 

"As instituições, na sua maioria, não são necessariamente conveniadas a órgãos públicos. São genuinamente das comunidades. Elas precisam ter essa formação porque nem sempre têm a oportunidade de aperfeiçoamento pedagógico, por não ter nenhum desses vínculos. As unidades vivem com poucos recursos, que nem sempre sobram para esse tipo de investimento. O que as Voluntárias está fazendo é dar essa qualificação pedagógica para as creches comunitárias", afirmou Calazans.

Neste sábado, a diretora da Banda Didá, Vivian Caroline, cantou e homenageou as professoras e gestoras de creches. Ela trabalha, ao lado da mãe, como coordenadora da Creche Semeia, na região do Beiru. "Eu tinha 13 quando minha mãe fundou a escola, e isso faz parte da minha vida desde sempre. É muito bacana perceber que o poder público tem dado mais atenção a esses espaços. Acredito muito nesse fazer e que a escola comunitária não pode se perder”.

Segundo ainda Caroline, iniciativas como essa ajudam a tornar essa prática de educação cada dia mais legítima. “São grupos que trabalham para manter a comunidade como um lugar seguro. O espaço onde a criança pode preservar seus valores fundamentais, como a cordialidade, o respeito ao outro, e aprende que ela pode ser o que quiser".

Na programação, além de outras questões levantadas pelos próprios profissionais, a Creche Associação Espírito da Luz, do Nordeste de Amaralina, a Creche Dom Bosco, em São Cristóvão, e a Seifar, Estrada das Barreiras contaram um pouco da trajetória de seus educadores. Também foram debatidos temas como a educação infantil e a família, e ainda realizadas oficinas de ‘Música na Educação Infantil’ e ‘A História da Brincadeira e as Cirandas para Crianças’.

Para quem acompanha o projeto, tem sido uma oportunidade de aprender ainda mais e se qualificar. E como as aulas são de graça, isso permite o acesso a todos, como acredita a professora Elisângela Anásio, da Creche Associação Espírito da Luz."Essa é minha terceira vez no encontro do Mais Infância e tem sido maravilhoso, estou amando. Tem acrescentado muito no dia a dia, no meu trabalho com as crianças, e, como estou fazendo faculdade de Pedagogia, está me ajudando muito também na minha formação. Poder vir aqui, e aprender, sem precisar pagar nada por isso. É uma oportunidade única".

 

Arte e educação 

Em uma das oficinas do dia, a educadora musical e coordenadora pedagógica da Escola Musical Irmãos Macedo, Heloísa Leone, falou sobre como a música pode contribuir para as práticas de sala de aula e desenvolvimento infantil e deveria estar presente na educação de todos, crianças jovens e adultos. “Isso porque, quando aprendemos algo, aprendemos pelos três domínios - o psicomotor, o cognitivo e o emocional, e a música, nos seus elementos de ritmo, melodia e harmonia consegue reunir tudo isso".

 

VSBA

Além de Heloísa, a arte educadora, cantora e pesquisadora sobre infância, Nairzinha, ainda explicou sobre a importância da brincadeira na escola. "Eu acredito demais na arte-educação, porque a arte desenvolve uma ferramenta capaz de tirar as pessoas de todas as situações da vida, que é a criatividade. Educar pela arte é também liberar o ser humano".

 

Mais Infância 

Lançado em março deste ano, o programa Mais Infância é voltado para professores e gestores de entidades educacionais, além de estudantes e pesquisadores da área. A ideia é levar formação gratuitos aos educadores que têm pouca oportunidade de realizar cursos específicos voltados para as áreas em que atuam. Para não interferir na rotina da sala de aula das creches, as atividades são ministradas sempre ao segundo sábado de cada mês, com duração de 40 horas e certificação emitida pelas VSBA. 

Para quem ainda não inscreveu, ainda dá tempo de participar do projeto e dos próximos encontros. As creches que desejam encaminhar professores e gestores para a formação podem fazer a adesão ao projeto, entrando em contato com as Voluntárias Sociais da Bahia. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3117-4904.