Feira da Pessoa Idosa oferece 15 mil atendimentos para o público 60+, até sábado (23), na Arena Fonte Nova

21/09/2023

A Feira Saúde Mais Perto da Pessoa Idosa começou nesta quinta-feira (21) e vai até sábado (23), na Arena Fonte Nova, com oferta de 15 mil atendimentos para diversos serviços de saúde, cidadania e lazer, para o público a partir de 60 anos. Como parte da Feira Saúde Mais Perto, a ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e já realizou mais de 255 mil atendimentos em toda a Bahia, este ano.

A Feira da Pessoa Idosa prioriza a saúde preventiva, com o objetivo de verificar a presença de fatores de risco para doenças consideradas problema de saúde pública e suas complicações, além de facilitar o acesso da população a tratamentos continuados. O coordenador da Feira Saúde Mais Perto da Pessoa Idosa, Edvaldo Gomes, explica que a ação foi estruturada priorizando o conforto dos idosos.

“A gente pensou de uma forma diferenciada para dar conforto e garantir a segurança do paciente, o atendimento é 100% agendado, com dois canais para acessar e agendar, pela internet. Ainda temos em torno de 1.500 vagas disponíveis”, disse Edvaldo. O agendamento pode ser realizado pelos sites www.ba.gov.br e www.feiradapessoaidosa.ba.gov.br, e é preciso ter em mãos os documentos de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Dentre os serviços ofertados, estão atendimento em oftalmologia para consultas, cirurgias de catarata e limpeza de lente para quem já fez a cirurgia de catarata, além de consulta com nutricionista, encaminhamentos de cirurgias eletivas de retirada do útero, de vesícula, hérnias inguinal, epigástrica e umbilical. Durante a feira, estão sendo realizadas aplicação de vacinas e testagem rápida.

A feira ainda oferece atendimento em odontologia, realização de exame preventivo, eletrocardiograma, raio-x do tórax, ultrassonografias da mama, do abdômen total, das vias urinárias, de tireóide, transvaginal, da próstata via abdominal e, ainda, mamografia, exames de laboratório.

Há pelo menos dois anos, o pedreiro José Nilson de Souza aguardava uma oportunidade para realizar os atendimentos médicos que precisava. “O atendimento foi ótimo. Já fiz exame de sangue, raio-X e ainda vou fazer uma ultrassonografia do abdômen total. Estava rezando para aparecer uma oportunidade dessa”, comemorou o idoso de 68 anos.

Já a aposentada Maria Lúcia de Jesus Cruz, reside em Brasília e está em Salvador visitando a família. A idosa de 71 anos foi atendida em outra edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no início do mês, na Universidade Federal da Bahia, em Ondina, e agora foi atendida em outros serviços na Feira da Pessoa Idosa. “Fiz ultrassom, exame preventivo e agora vou passar pela odontologia. Se der tempo ainda vou fazer outras coisas. Tudo o que tenho direito”.

A Feira da Pessoa Idosa ainda disponibiliza acesso a serviços de cidadania como emissão de segunda via do RG e prova de vida para servidores ativos e inativos do Governo do Estado, a carteira do passe do idoso e o cartão SUS. O espaço também conta com as tendas interativas, em que os idosos podem acessar serviços de salão de beleza e cuidados com a pele, rodas de conversas, palestras educativas, distribuição de material ilustrativo.

Fonte: Secretaria estadual da Saúde