Feira Cidadã chega a Campo Formoso com serviços de saúde e cidadania

08/08/2019

Consultas, exames e uma série de serviços gratuitos à disposição dos moradores da cidade de Campo Formoso, no norte baiano. Nesta quinta-feira (8), a Feira Cidadã, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), iniciou o primeiro de dois dias de atendimentos que vão levar mais saúde e cidadania para milhares de campoformosenses.

Dona Dalcina Ferreira, 44 anos, moradora da zona rural do município, esperava há mais de dez anos por uma prótese dentária. Sem condições de realizar o serviço na rede particular, encontrou na Feira Cidadã a oportunidade de deixar o sorriso mais bonito e saudável. "Eu sempre dei prioridade para cuidar dos meus filhos e deixava o cuidado comigo para depois, mas agora vou realizar esse sonho. Vou poder sorrir para as fotos com minha família", comemorou a dona de casa depois de passar pelo atendimento. A prótese de dona Dalcina vai se somar às mais de quatro mil já distribuídas pelo projeto na Bahia este ano.

Além dos serviços de odontologia, com próteses e lentes dentárias, a estrutura montada na Praça Dr. José Gonçalves, no centro da cidade, disponibiliza consultas oftalmológicas com rastreio de catarata, preventivo e exames como eletrocardiograma (ECG), ultrassonografias e raio-x. Um posto móvel do SAC se junta aos serviços de saúde realizando a emissão de CPF e de 1° e 2° vias da carteira de identidade.

Cidadania itinerante

A edição de Campo Formoso é a vigésima quarta da Feira Cidadã somente em 2019. A expectativa dos organizadores é de que sejam realizados cerca de dez mil atendimentos na cidade. Do norte, a feira seguirá para o sudoeste baiano chegando à cidade de Belo Campo no dia 15 de agosto. "Até o final desse ano serão, pelo menos, mais 13 feiras e continuaremos levando os serviços com o compromisso de sempre oferecê-los com qualidade", pontuou Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Cidadã pelas Voluntárias Sociais da Bahia.

Para a prefeita de Campo Formoso, Rose Meneses, a Feira Cidadã ajuda não somente aos moradores, mas à cidade como um todo. "É um momento de felicidade, pois com esses atendimentos vamos poder zerar a nossa demanda reprimida, que não é pequena. E as pessoas menos favorecidas precisam desse apoio do Governo para fazer esses exames", disse a gestora municipal enquanto visitava as carretas e tendas da ação.