Feira Cidadã chega a Bom Jesus da Lapa e deve atender 15 mil pessoas

29/11/2019

Conhecida como a capital baiana da fé, a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada no oeste do estado, recebe esta semana a 34ª edição de 2019 da Feira Cidadã. O evento, aberto na manhã desta quinta-feira (28), na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, segue até a próxima terça-feira (2), das 8h às 17h, com serviços de saúde e cidadania para um público esperado de 15 mil pessoas.

A Feira é  uma realização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). O coordenador do evento pela entidade socioassistencial, Edvaldo Gomes, explicou como estão divididas as ofertas. "Esta é a terceira cidade do oeste a receber, neste ano, o evento que foi idealizado pela primeira-dama Aline Peixoto. Nesta quinta e sexta, todos os serviços seguem aqui na praça. A odontologia funciona até terça. Já no sábado, domingo e segunda, as cirurgias de catarata que forem rastreadas aqui serão feitas no Hospital Municipal".

Entre os exames ofertados estão mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-x, dentre outros. Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, a Feira beneficia a todos da região. "Estou feliz de contar com esse evento que cuida da saúde do povo, sobretudo da população mais carente. Faço questão de deixar meu agradecimento ao Governo do Estado", destacou.

O pescador Arli Francisco dos Santos se deslocou por 58 quilômetros de Serra do Ramalho para participar da Feira em Bom Jesus da Lapa. "Tem que aproveitar uma oportunidade como essa e foi o que eu fiz, vindo aqui fazer o raio-x do tórax", contou.

A população ainda tem acesso a consultas com oftalmologistas, com rastreio para cirurgia de catarata; serviços de odontologia, com oferta de prótese dentária quando necessário; bem como triagem para cirurgias eletivas de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, mioma, histerectomia e vesícula. Ofertas do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), como a emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade, também integram a programação.

Massagens e espaço de beleza são uma boa pedida para os momentos que intercalam os exames. A auxiliar de serviços gerais, Zimária Lopes, aproveitou o serviço. "Vim cuidar dos dentes e aproveitei para me embelezar também, afinal, é bom para a saúde estar com a autoestima lá em cima", comentou