Encontro do Mais Infância reúne 400 educadores comunitários

Notícias
21/10/2017

 

A vontade de se qualificar e ajudar, desde o início da vida, os pequeninos a se tornarem verdadeiros cidadãos levou 400 educadores, de cerca de 200 escolas comunitárias de Salvador, a lotarem o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na manhã deste sábado (21). O local recebeu o 8º Encontro de Formação Pedagógica dos Professores de Creches Comunitárias.

Realizada mensalmente, a ação faz parte do Programa Mais Infância, idealizado e executado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) desde março deste ano. Os profissionais capacitados trabalham com crianças de 0 a 5 anos em escolas comunitárias. O diretor do Centro de Formação das VSBA, Manoel Calazans, explica que essas “unidades têm algumas especificidades que precisam ser consideradas e pontos fortes, a exemplo do vínculo com famílias e a comunidade”. 

Nesta edição, o encontro – que foi aberto por uma apresentação do coral Comunicanto, da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) – tratou de ludicidade, em função do mês das crianças, e de alimentação escolar, por meio de uma oficina voltada para os cuidados alimentares, conduzida pela professora Juçara Soledade, da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Todo o aprendizado adquirido aqui está sendo praticado dentro da instituição”, garante o professor Expedito Assis.

Os encontros do Mais Infância sempre apresentam temas para fortalecer a metodologia nas escolas comunitárias e promovem oficinas que instrumentalizam o professor para que o retorno à unidade resulte em uma prática melhorada. “A aplicação correta de atividades, a maneira como agir dentro da própria creche e até questões de arrumação, ofertando uma sala de aula mais organizada", são saberes adquiridos ou qualificados nas capacitações, como afirma a educadora Maria Grisi, assídua participante dos encontros. 

O trabalho feito com o professor nas reuniões mensais do Mais Infância é intercalado com acompanhamento pedagógico in loco e com ações voltadas diretamente às crianças, como o Metrô da Alegria e visitas ao cinema e ao zoológico. “Quando pensou o programa, a primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, colocou em prática a vontade de melhorar a infância na Bahia, para que mais na frente tenhamos adultos felizes, produtivos e inseridos socialmente”, relembra Calazans.