Em Miguel Calmon, Feira Cidadã atende mais de seis mil pessoas

Notícias
11/04/2019

 

A Feira Cidadã chegou ao município de Miguel Calmon nesta quinta-feira (11), com expectativa inicial de atender seis mil pessoas. O evento, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), foi estendido e segue até segunda-feira (15), na Praça Lauro de Freitas.

Por onde passa, a Feira Cidadã leva procedimentos médicos, serviços de cidadania e, ainda, espaço de beleza e diversão para a criançada. O evento realizado em Miguel Calmon é o nono de 2019 e oferta exames como mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles) e eletrocardiograma, bem como atendimento oftalmológico, ginecológico, odontológico, dentre outros.

De acordo com o coordenador da Feira, pelas Voluntárias, Edvaldo Gomes, "a expectativa era de seis mil atendimentos, mas o número com certeza será ultrapassado. A Feira iria até sexta, mas segue até segunda, com as cirurgias de catarata e os serviços de odontologia. É uma iniciativa que faz a diferença por ofertar procedimentos de qualidade a todos que precisam".


Cuidados com a população

A lavradora Tatiane Reis levou o filho Matheus, portador da síndrome de Down, para fazer um eletrocardiograma. "Estava correndo atrás desse exame há um tempo e essa feira veio para adiantar tudo", afirmou. Já a aposentada Elizabete Oliveira foi fazer serviços no Odontomóvel. "Economizei pelo menos R$1.100, ao conseguir fazer uma obturação e uma prótese. Fui muito bem atendida e estou feliz da vida porque consegui resolver tudo de graça", comemorou.

A população pode, também, aferir a pressão arterial, fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional. No campo da cidadania, um dos serviços mais procurados é a emissão da segunda via da identidade.

Quem vai à Feira buscando realizar procedimentos médicos passa por uma triagem. Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de exames para a realização posterior em unidades de saúde da cidade. Ainda nesta semana, uma edição extraordinária da Feira Cidadã acontece em São Sebastião do Passé, na sexta-feira (12), onde os mesmos serviços serão ofertados.