Educadores e lideranças discutem Educação do Campo e Quilombola, em Salvador

Notícias
29/09/2023

No encerramento do VII Encontro Formativo das Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR), na quinta-feira (28), no Hotel Fiesta, em Salvador, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou da entrega de 32 kits bibliográficos, compostos por 100 livros cada, doados a essas duas instituições de ensino. A entrega – realizada pela Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e (FPC/SecultBA), por meio da Lei Aldir Blanc (LAB), com o objetivo de promover enriquecimento cultural e compartilhamento do conhecimento – contou com a presença da secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, que participou, no mesmo local, do IV Encontro de Gestores das Escolas Quilombolas da Rede Básica de Educação do Estado da Bahia. 

Estiveram presentes, também, no encontro formativo das EFA e CFR a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso; e o secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, entre outras autoridades. Na programação do último dia do evento, iniciado na quarta-feira (27), destaque para o debate pedagógico sobre “Matriz curricular no Sistema de Gestão da Educação” e “Programas da Secretaria da Educação: Educa Mais, Mais Estudo, Plataforma Plural e Avaliações Externas”. 

A secretária Adélia Pinheiro, que já tinha participado, na quarta (27), da abertura do encontro formativo das Escolas Família Agrícola e as Casas Familiares Rurais, reforçou a importância da união de todos em torno do objetivo da SEC de apoiar e cooperar com as EFA e CFR. “Estamos em um momento de construção e temos um caminho a seguir e desafios a enfrentar. Mas, com a intencionalidade e compromissos firmados pelo governador Jerônimo Rodrigues, temos a clareza do projeto que estamos desenvolvendo juntos”. A gestora dividiu a mesa com a presidente da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), Simone Almeida; o presidente da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa), Crispim Ribeiro; e o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira da Costa, entre outros. 

Já no IV Encontro de Gestores das Escolas Quilombolas da Rede Básica de Educação do Estado da Bahia, os participantes discutiram questões como escuta sensível das demandas e desafios enfrentados pelos gestores nos espaços escolares, Educação de Jovens e Adultos, Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), trilhas afro-indígenas e matriz curricular quilombola. “Aqui é um espaço de criação e manutenção de diálogo para identificar desafios e caminharmos juntos, integrando gestores das nossas escolas e lideranças do movimento quilombola. A construção coletiva é aquela que fazemos com base em sabedoria e experiência, mas que também envolve afetos e cuidados, lembrando que educação pública de qualidade é um direito de todos os cidadãos”, pontuou a secretária Adélia Pinheiro.

Fonte: Secretaria estadual da Educação