Ao lado do governador Jerônimo, primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Tatiana Velloso, participa da formação do Mais Infância e apresenta campanha Outubro Solidário

Notícias
23/10/2023

Uma manhã dedicada a trocas de experiências e práticas pedagógicas para fazerem a educação acontecer. Assim foi a 9ª edição da Formação do Mais Infância neste sábado (21), realizada no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O encontro contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e seu vice, Geraldo Júnior, além da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, deputadas e deputados estaduais e vereadores da capital baiana.

“Mais uma edição da formação de professoras, professores, gestoras e gestores das creches comunitárias não só de Salvador, mas também com ampliação de outros municípios. Esse encontro é um espaço pedagógico importante e de aprendizagem, e neste mês de outubro se torna ainda mais especial por ser o mês do Outubro Solidário. Nossa campanha é voltada para as creches com doações não só de alimentos e produtos de higiene pessoal, mas também de roupas e brinquedos para que a gente possa garantir acolhimento à essas crianças e espaço para brincarem e, principalmente, o direito à educação infantil, que é tão fundamental para a vida delas e de nossa sociedade”, afirmou a primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Tatiana Velloso.

Para ela, as creches são espaços essenciais para a infância e apoio às famílias não só como espaço para as crianças terem o direito de brincar, mas especialmente o direito de aprender e educar a partir da geração de conhecimento, imprescindíveis para a construção da adolescência, juventude e da vida adulta. “A educação infantil é direito e as creches comunitárias são fundamentais, garantindo o direito para as crianças, mas, especialmente, para as mulheres e para as famílias e para sua comunidade”, acrescentou Tatiana Velloso.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a dimensão do papel desempenhado pelos profissionais das creches na educação infantil, e lamentou a dependência dessas instituições a doações e ao voluntariado. “Já avançamos bastante, mas acredito que um dia tenhamos o papel das creches comunitárias com parceria com os governos. É fundamental, enquanto direito da infância, da criança e do adolescente, dos pais, das mães que precisam trabalhar e ter um ambiente seguro e educativo, o fortalecimento da política de creches, de educação infantil, para que todas as crianças possam ter direito a uma creche de qualidade”, afirmou.

Para o pedagogo e coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans, a tarefa do projeto é instrumentalizar as professoras e professores em relação à contação de história, à escuta do estudante, e a percepção do quanto é importante cuidar da primeira infância. ”Hoje tivemos o lançamento de um livro infantil, porque o livro infantil incentiva a criança no mundo da leitura e é um instrumento de trabalho do professor também. Mas uma formação de forma muito lúdica, trazendo a ciranda, a literatura, a música. É um trabalho que fortalece a prática do professor e os espaços de creche comunitária da Bahia”, pontuou.

A programação incluiu o espetáculo Brincância Poética, com os artistas do Canastra Real, além de contação de história e lançamento do livro infantil “O Pequeno Príncipe das Águas e a Terrível Baleia Branca”, do jornalista e escritor Ricardo Ishmael. A manhã foi dedicada à instrumentalização dos professores da primeira infância na narrativa da contação de histórias na educação infantil.

Desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia, o Encontro de Formação do Mais Infância reúne mensalmente educadoras, educadores, gestoras e gestores de creches comunitárias de Salvador e cidades do interior baiano, com o objetivo de discutir práticas pedagógicas na Educação Básica, além de contribuir na formação destes profissionais para o exercício de suas atividades.

Foto: Fernanda Souza (Secom)