31ª Feira Cidadã atende população de Cocos, no oeste do estado

08/11/2019

A Feira Cidadã, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), chegou a Oeste da Bahia. Até domingo, os 20 mil habitantes da zona rural e da sede do município de Cocos podem fazer exames e consultas gratuitas. As especialidades oferecidas são tomografia, oftalmologia, raio-x, tratamento dentário, mamografia, entre outras. Além de oferecer também cirurgias eletivas, durante a feira os cidadãos podem usar o SAC Móvel para retirar documentos como carteira de identidade, certificado de bons antecedentes, entre outros.

O coordenador da Feira cidadã, Edvaldo Gomes, informa que esta é a trigésima primeira edição do evento. "Esta é a primeira vez que a feira cidadã chega na região oeste da Bahia. Estamos aqui na cidade de cocos, daqui vamos para Santa Maria da Vitória, e no final do mês estaremos em bom Jesus da Lapa. A ideia é trazer os serviços de saúde e cidadania para região oeste e atender o maior número de pessoas possível".

O prefeito de Cocos, Marcelo Emerenciano, destaca a resolutividade do programa e a economia que ele proporciona para os municípios. "Nós temos demanda reprimida de ultrassonografia, de exames oftalmológicos, todos os municípios do porte do nosso passa por dificuldades. Então essa feira veio em excelente hora, pois desafoga nossos postos de saúde. Isso traz também uma economia muito grande para os municípios".

Dona Gildete Ramos, 66 anos, merendeira, fez os exames e descobriu que vai precisar fazer uma cirurgia de catarata. "Se não fosse essa feira, eu teria que pagar a consulta, pagar a cirurgia, comprar os óculos e hoje eu consegui tudo de graça aqui".

O aposentado Oliveiro Francisco Vasconcelos tem 77 anos e fez um exame de ultrassom de abdômen total. "Se não tivesse essa feira eu teria que fazer esse exame em outro lugar, talvez se tivesse que pagar pelo exame e também gastaria dinheiro com a viagem para outra cidade. Aqui foi tudo rápido e eu não gastei nada”.