Projeto Meu Coração é do Bem

Projeto

Este projeto fomenta ações de cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo, por meio de um trabalho voluntário consciente e profissional, colaborando para a humanização no ambiente hospitalar.

Missão - Acolher a criança e seus familiares oferecendo atividades práticas que ajudem na diminuição do estresse causado devido à hospitalização.

Visão - Nossos valores estão pautados em princípios humanistas. Acreditamos que nossos voluntários estarão aptos a estabelecer relações com nossos pacientes e seus familiares, baseados nos conceitos de equidade, respeito e compaixão.

Valores - Ser um agente transformador, fortalecendo o conceito do trabalho voluntário e favorecendo a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

Voluntário
  • Escolha ser um voluntário, você será movido pelo desejo de ajudar e o prazer de ser útil;
  • Você terá uma experiência singular na vida. Faça cada momento ser um presente;
  • Esteja aberto ao novo, venha fazer parte da vida de novas pessoas;
  • Voluntariado é compromisso. Contribua na medida de suas possibilidades com tudo que aprendeu a fazer;
  • Amplie a sua capacidade de ouvir e reflita antes de agir;
O momento é agora
Aqui
Local de atuação

O projeto será desenvolvido no Hospital Geral Roberto Santos, inicialmente na Ala Pediátrica, total de 81 leitos.

Quem pode ser voluntário

Ter 18 anos completos e estar em plenas condições de saúde para exercer suas atividades; Não desenvolver atividade na área de saúde.

Cadastro dos candidatos

Desenvolver um formulário que contenha os dados pessoais dos candidatos (nome, telefone, endereço, escolaridade, etc.) e habilidades, que facilitará uma seleção prévia e futuros contatos. Disponibilizado no SITE e na SEDE das Voluntárias Sociais da Bahia.

Processo de seleção dos voluntários

Os voluntários são escolhidos a partir de processo seletivo específico. Este processo é composto por dinâmicas de grupo e/ou entrevistas individuais, onde são aplicados instrumentos para avaliar e orientar cada candidato sobre o projeto a ser desenvolvido e a natureza das atividades a serem desempenhadas.

Bandeira

Palestra de sensibilização e inspiração para o trabalho voluntário.

Capacitação

A preparação dos voluntários para sua integração na instituição, conhecer a unidade, sua história, as normas, rotinas e procedimentos, assim como leis e regulamentos da prática do trabalho voluntário.

Os voluntários

Devem assinar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário da Instituição; Cumprir uma carga horária mínima de 6 horas semanais; Devem exercer os valores da instituição, valores abarcados pelo projeto e os valores contidos no regimento interno.

O que você pode fazer

Brinquedoteca:
O funcionamento será de segunda a sexta, monitorado pela equipe técnica e voluntariado. A sua importância está direcionada ao brincar;

Contação de História:
A ação de contar e ouvir histórias possibilita a construção afetiva e cultural, bem como estimula a imaginação.

Arte/Música:
Levar arte e música aos ambientes de forma terapêutica e descontraída.

Oficina de Artes:
Oferecer oficinas de artesanato, pintura, crochê, bijouteria, tricô e bordados para grupos de acompanhantes e pacientes para desenvolver habilidades e possível comercialização em benefício do projeto.

Cuidados de higiene e beleza:
Oferecer atividades a fim de elevar a autoestima, como cuidados com os cabelos e higiene pessoal.

Acompanhamento:
Será feito pela equipe técnica, responsável pelo desenvolvimento do trabalho.

Avaliação:
Será feita através de reunião entre a equipe técnica e os voluntários;
Preenchimento de formulário específico de avaliação e autoavaliação semestralmente.

Certificação:
Os voluntários serão certificados após 06(seis) meses de frequência.

Preencha os campos do formulário e envie para o e-mail meucoracaoedobem@vsba.ba.gov.br

Voluntárias Sociais